~*~ Devoção a  São Judas Tadeu ~*~

~*~ Devoção a São Judas Tadeu  ~*~



A devoção a São JUDAS TADEU é hoje verdadeiramente impressionante em toda parte. Há um grande fervor e um entusiasmo sempre crescente pelo Santo Apóstolo de CRISTO. O povo o invoca, sente a proteção valiosa do Grande Taumaturgo. São JUDAS, cujo nome lembrava sempre o do traidor Judas Iscariotes, foi bem esquecido em alguns séculos. Hoje se revigora admiravelmente a devoção ao Grande Apóstolo de CRISTO. Há uma grande ânsia de conhecimento dos fiéis em torno a vida e prodígios do Santo.

Os Santos Apóstolos que viveram na intimidade com Nosso Senhor JESUS CRISTO merecem nossa devoção especial, pois pregaram por toda a parte o Santo Evangelho (Mc 16, 20), congregaram a Igreja Universal, que o SENHOR fundou sobre eles e edificou sobre o bem-aventurado Pedro, seu príncipe, sendo a Pedra Angular o próprio CRISTO JESUS.

A Santa Igreja os celebra em sua liturgia com toda a solenidade do seu Rito. São JUDAS TADEU, além de Apóstolo de CRISTO, pertenceu à Família Santa e privilegiada que deu ao mundo o Salvador. Mais um motivo para nossa devoção, de que deve ter ele grande poder junto de DEUS no Céu, para nos socorrer.

Há um episódio do Evangelho de São João (14,22) em que Jesus estava confidenciando aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia uma especial manifestação de si próprio, quando Judas Tadeu não se conteve e perguntou: "Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo"? Jesus lhe respondeu, afirmando que teriam a manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis em seu amor.

Hoje, como que desejando mesmo dar ao Nosso Senhor JESUS CRISTO uma REPARAÇAO da traição de JUDAS Iscariotes, a Cristandade lembra o nome de São JUDAS, discípulo querido e fiel de JESUS, parente consangüíneo do Redentor, e o fidelíssimo Apóstolo que tanto fez e padeceu por JESUS CRISTO e amou tanto neste mundo.

São JUDAS é o nome com que invocamos o Apóstolo que se chama também TADEU ou LEBEU. Na verdade, a etimologia do nome segundo os intérpretes significa o que realmente é o grande Santo: MISERICORDIOSO, BENIGNO, BONDOSO e DESTEMIDO em confessar e morrer pelo nome de Nosso Senhor JESUS CRISTO.

O Evangelho segundo São Mateus o chama simplesmente TADEU e o coloca no décimo lugar entre os doze Apóstolos: "Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu írmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, o filho de Alfeu, e TADEU ; Simão, o zelota, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu" (Mt 10, 2-3).

O Evangelho segundo São Marcos também o chama com o nome de TADEU e o coloca no décimo lugar: "Ele constituiu, país, as Doze, e impôs a Simão a nome de Pedra; a Tiago, o filho de Zebedeu, e a João, o irmão de Tiago, impôs o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão, depois André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, o filho de Alfeu, TADEU, Simão o zelota, e Judas Iscaríotes, aquele que o traiu" (Mc 3, 16-18).

O Evangelho segunda São Lucas o chama JUDAS e o coloca no DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR: "Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre e escolheu DOZE, aos quais deu a nome de APÓSTOLOS: Simão, a quem impôs a nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamada Zelota, JUDAS, FILHO DE TIAGO, e Judas Iscaríotes, que se tornou um traidor" (Lc 6, 13-16)

Onde a expressão: "JUDAS, FILHO DE TIAGO", poderia significar também "irmão de Tiago".

Os Atos dos Apóstolos o chama também com o nome, de JUDAS e o coloca em último lugar, no DECIMO PRIMEIRO porque não nomeiam Judas Iscariotes, o traidor: "Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, a zelota; e JUDAS FILHO DE TIAGO"(At 1, 13).

A lista dos DOZE APÓSTOLOS chegou até nós sob estas quatro formas diferentes que acabamos de ver. Notemos que divide-se sempre em três grupos de quatro nomes, sendo o primeiro de cada lista sempre o mesmo em todas elas: PEDRO, FILIPE e TIAGO, filho de Alfeu. A ordem pode variar no interior de cada grupo. Assim, o primeiro grupo, o dos discípulos mais ligados a JESUS, os Evangelistas Mateus e Lucas colocam juntos os irmãos Pedro e André e os irmãos Tiago e João, enquanto os evangelistas Marcos e Lucas (nos Atos dos Apóstolos) colocam André no quarto lugar, para dar lugar aos dois filhos de Zebedeu que, juntamente com Pedro, se tornaram os três íntimos do SENHOR (cf. Mc 5, 37).

Ainda mais tarde, já nos Atos dos Apóstolos, Tiago, filho de Zebedeu, cedera o seu lugar ao seu irmão mais moço, João, que se tornou mais importante. No segundo grupo, que parece ter sido o dos que tinham afinidade especial com os não-judeus, Mateus ocupa o último lugar nas listas de Mateus e dos Atos dos Apóstolos; e só em Mateus é chamado "o publicano". Quanto ao terceiro grupo, o mais judaizante, TADEU (variante LEBEU), de Mateus e de Marcos - se é que é o mesmo que JUDAS (FILHO) DE TIAGO, de Lucas em seu Evangelho e nos Atos dos Apóstolos - passa, nesses últimos, do segundo para o terceiro lugar. Simão, o Zelota, de Lc e At, não é senão a tradução grega do aramaico, Simão "QAN'ANA" de Mt e Mc. Judas Iscariotes, o traidor, figura sempre em último lugar. O seu nome é interpretado freqüentemente como "homem de Cariot" (cf. Js 15, 25), mas poderia também ser um derivado do aramaico "SHEQARYA": "o mentiroso, o hipócrita".

No texto grego São JUDAS é chamado LEBEU que segundo Cornélio A. Lapide significa: "LEB" - CORDATO, BONDOSO, OU CORAJOSO. TADEU porém, vem da palavra siríaca "THAD" que significa "MAMMAN" (latim = mamma, ae = mama, teta), que quer dizer: MISERICORDIOSO, BENIGNO.

O nome de São JUDAS, como vimos, foi muitas vezes substituído pelo de TADEU, por causa do nome de Judas Iscariotes, o traidor. Os próprios Evangelistas como São João, ao se referirem a São JUDAS TADEU, Apóstolo, diziam: JUDAS, não o Iscariotes ou o traidor. Ora, o nome de Iscariotes ficou para sempre odiado.


Pesquisas originadas dos sites:
Geocities.com
Imagens selecionadas na internet em sites de busca



Introdução Vida de São Judas Tadeu
Devoção a São Judas Tadeu
Novena de São Judas Tadeu
Orações de São Judas Tadeu
Flamengo e o Santo
Igreja de São Judas Tadeu
Voltar Reflexos da Alma


São Judas Tadeu © 2012| Rio de Janeiro|RJ